Nesta seção, disponibilizo para conhecimento e leitura, os arquivos parciais de todas as obras que escrevi/traduzi, assim como disponibilizo as páginas de venda dos livros físicos, os quais são impressos por encomenda (é necessário cadastrar-se nas plataformas deles). Basta clicar no link escolhido, que haverá a abertura de uma nova aba ao endereço do arquivo/site.
ANDREAS GRYPHIUS - PENSAMENTOS: UMA ANTOLOGIA POÉTICA
Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), um poeta germânico retratou em seus versos, os traumáticos horrores advindos dela, com uma linguagem tingida de matizes góticos, na qual o grotesco e o sacro se amalgamam de modo magistral. De formação barroca, Andreas Gryphius, tal poeta, acrescentou aos típicos antagonismos dessa literatura, o elemento macabro.
Para ler:
Para comprar:
UICLAP
Amazon
VIAGENS DE GOETHE PELOS INFERNOS
Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), em sua obra, abordou diferentes temas de diferentes campos (o religioso, o filosófico, o lendário, o passional, etc.), e nesta compilação, trago-vos sua poética ambientada no cenário obscuro dos confins infernais, apresentada em dois textos primordiais: Prosérpina – Um Monodrama (Proserpina – Ein Monodrama) e A Descida de Jesus Cristo aos Infernos (simplificação do original Poetische Gedanken über die Höllenfahrt Jesu Christi). O primeiro, expõe os desabafos melancólicos da deusa bucólica romana do título, raptada pelo deus Plutão, e obrigada a viver conjugalmente nos domínios dele, isto é, a sina de uma condenada imortal às profundezas; o segundo, traz explanações sobre a lendária ida de Cristo aos recônditos avernos, pelo resgate de almas, isto é, o trajeto espontâneo do Filho de Deus ao abismo, a livrar almas sentenciadas à condenação eterna. Tais textos permitem um confronto de conceitos antagônicos: a resignação e a insurgência, a condenação e a libertação, a desilusão e a esperança.
Para ler:
Para comprar:
Clube de Autores
Estante Virtual
Amazon
HEINRICH HEINE - POEMAS MACABROS, COM GRAVURAS DE HUGO STEINER-PRAG
Heinrich Heine (1797-1856), escritor alemão de origem judaica, de vida bastante atribulada em decorrência do antissemitismo que sofreu e de outras causas, destacou-se notoriamente na poesia lírico-amorosa, mas também vagou por obscuros meandros passionais, interagindo com o onírico, o soturno e o macabro. Nesta antologia, costurada de variados poemas, evidenciam-se dois traços habituais na obra heiniana, a ironia e a tragicomédia, porém, tingidas de elementos típicos do chamado Romantismo negro, como a melancolia, o pessimismo, a morbidez, o fantasmagórico, o demoníaco, o grotesco e o irracional. Nesses versos, sombrios contos folclóricos, diferentes espíritos e entidades malignas, um caso singular de vampirismo, e até, incrivelmente, aspectos lúgubres de tráfico negreiro – aliás, uma possível inspiração para Castro Alves – são explorados por Heine.
Hugo Steiner-Prag (1880-1945), igualmente judeu a Heine, foi um visionário gravurista de litografias, designer gráfico, cenógrafo e educador praguense. Pertenceu ao lendário grupo Jung Prag (Praga Jovem), formado de jovens artistas e escritores interessados por questões místicas e ocultistas, entre eles, os escritores Gustav Meyrink (1868-1932) e Rainer Maria Rilke (1875-1926), e o ilustrador Richard Teschner (1879-1948). Radicando-se em território alemão, estabeleceu uma multifacetada carreira de prestígio, assumiu destacados postos nos meios acadêmico e editorial, e promoveu a arte do livro, engajando-se na organização de importantes exposições internacionais. Notabilizou-se ao ilustrar O Golem, de Meyrink, um marco gráfico alemão – e um dos alicerces do então emergente Expressionismo –, cuja influência alcançou obras como o filme Nosferatu, de 1922.
Para ler:
Para comprar:
Clube de Autores
Estante Virtual
Amazon
ANJOS, ALMAS, DEMÔNIOS: POESIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA ALEMÃ
O que Goethe tem a dizer de especial, sobre almas? Sobre cristandade, Schiller, um literato cuja obra poética voltou-se à Grécia Antiga e a outros assuntos mundanos? Autores que se dedicaram ao horror, como Johann August Apel? Esta obra, caros leitores, faz-nos um convite: tentar decifrar a essência cristã, do sentimento de imortalidade proposto por Ludwig Kosegarten, passando pelos versos polemicamente confessionais de Friedrich Klopstock, à religiosidade morbidamente medieval de Andreas Gryphius.
Para ler:
Para comprar:
Clube de Autores
Estante Virtual
Amazon
THEODOR KÖRNER: AS ROCHAS DE HANS HEILING E OUTRAS OBRAS FANTÁSTICAS
Theodor Körner, escritor e militar alemão de morte precoce, a qual ocorreu durante as Guerras Napoleônicas, foi aclamado com a obra póstuma Lira e Espada (Leyer und Schwerdt), uma coleção de poemas ardorosamente patrióticos que exaltam a resistência germânica contra as tropas francesas. Porém, esse não foi o único legado que deixou à literatura de seu país. Körner fez parte de uma família extremamente culta, a qual tinha relações de amizade com personalidades proeminentes das letras alemãs, como Goethe, Novalis e Schiller. Deste último, aliás, o autor recebeu forte influência lírica. A interação com o conterrâneo escol literário da época lhe propiciou uma consistente formação artística, além de que Körner enveredou, ainda que discretamente, por um estilo então ascendente na Alemanha: o fantástico. De tal segmento, outro legado surgiu. Numa antologia belamente ilustrada, cujas obras conversam com o romântico, o gótico e o maravilhoso, o escritor nos apresenta o lendário personagem Hans Heiling, presente num conto emblemático que influiu na concepção da famosa ópera homônima de Heinrich Marschner, assim como nos direciona às personagens Rosa Fiel e Wallhaide, de poemas fantasmagóricos os quais foram magistralmente musicados por Carl Loewe. A imersão nesses escritos confere ao leitor sequioso por maldições sobrenaturais, espectros, entidades e sortilégios, uma experiência gratificadora.
Para ler:
Para comprar:
Clube de Autores
Estante Virtual
Amazon
POEMAS DE APENAS UMA ESTROFE & OUTRAS OBRAS
Eu, caros leitores, vos convido a experienciar o que registrei aqui. Os mais variados sentimentos, as mais variadas sensações vos surgirão. Deturpar realidades e contextos, é o meu propósito.
Para ler:
Para comprar:
UICLAP
Amazon
Comentários
Postar um comentário